No início de novembro de 2020, representantes do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), do Projeto Como Anda, do Fórum Verde Permanente de São Paulo, do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) e da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) nos reunimos motivados pelo olhar atento da equipe do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE-CEPEUSP) às cartas e manifestos produzidos por estes coletivos como subsídio para as candidaturas às eleições municipais tratarem atividade física e cidades convidativas ao movimento como políticas prioritárias.


“Por que nós caminhamos durante a pandemia?”

É a pergunta que primeiro HUB Prespa-Brazil do “Walking as a question international encounters” te convida a responder, caminhando!

Após uma breve introdução, você responderá a pergunta caminhando do jeito que quiser, enquanto se encontra com outros caminhantes de todo o mundo online, por cerca de 30 minutos.

O evento acontecerá no dia 10 de julho, 2021 às 11h de Brasília/ 14h UTC com facilitação da Cartografia da hospitalidade, que organiza o HUB Prespa-Brazil e esta ação.

A participação é aberta e gratuita, siga estes passos para fazer a sua inscrição:

1. Para…


A publicação “Andar a pé eu vou: caminhos para a defesa da causa no Brasil” foi selecionada em primeiro lugar no prêmio Vozes Mobilidade, do Estadão, na categoria mobilidade consciente!

Estamos transbordando de alegria e motivação para continuar defendendo a pauta dos pedestres. Mas estamos ainda mais gratas por ter tido a oportunidade de contar com a participação, dedicação, generosidade e colaboração de muitas pessoas incríveis para a construção desse documento tão relevante. Esse prêmio é fruto do coletivo e da cooperação.

A matéria publicada sobre o prêmio pode ser acessada aqui e o vídeo da premiação pode ser acessado logo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=dT-VKo5CAtE

Que possamos celebrar esse momento simbólico e que seja um respiro em meio a tudo que vivemos.


Em um dos encontros de acompanhamento e troca entre as equipes que participam do Lab.Map, tivemos uma contação de cenas/episódios que cada grupo ou convidado/a já presenciou relacionadas a desigualdades e mobilidade a pé. Tantas falas marcantes, que cabem no contexto de cada um e cada uma, e que apresentam ao mesmo tempo desafios e oportunidades similares. Como reflexo disso, tecemos uma relação entre as falas que resultaram no seguinte texto cooperativo.

O caminhar é livre, sem planejar, sem pensar.

O quanto a mobilidade a pé é interessante numa região diversificada e como ela pode ser injusta com as formas…


Crédito: Climate Reality Project Brasil

No dia 31/03/2021 aconteceu a cerimônia do Prêmio Descarbonário, do Climate Reality Project, com apoio do Centro Brasil no Clima, que reconhece os projetos das suas lideranças para enfrentamento da crise climática no país. Paola Bernardi (Caraminhola) e Silvia Stuchi (Corrida Amiga), da equipe Como Anda, são lideranças do Climate Reality Project Brasil e possibilitaram a inscrição do Lab.MaP — Laboratório de Ação Direta Pela Mobilidade a Pé.

Foram mais de 120 projetos inscritos e o Lab.MaP recebeu o prêmio, na categoria Futuro. Agora, o projeto será indicado pelo Climate Reality Brasil para concorrer à premiação the Alfredo Sirkis Memorial…


Laboratório de ação direta para a mobilidade a pé está com inscrições abertas para grupos de todo Brasil

O Lab.MaP é uma oportunidade para reunir diferentes atores locais e envolver governo, sociedade civil, universidade e empresas para cocriarem ou fortalecerem, conjuntamente, soluções em defesa e de fomento à mobilidade a pé no Brasil. Organizado em quatro fases — teórica, ferramental, prática e comemoração, o programa oferecerá apoio e mentoria de uma rede de profissionais e organizações atuantes em áreas distintas, de março a julho de 2021, para que grupos participantes tirem suas ideias do papel.

Uma iniciativa do Projeto Como…


Qualquer pessoa entusiasta no tema poderá cadastrar no site sua produção, ou indicar a conhecidos, e ajudar a construir cidades mais caminháveis

Nos últimos anos, a mobilidade a pé vem ganhando espaço em discussões acadêmicas, na mídia e de forma transversal a outras pautas relacionadas a saúde, qualidade de vida, mudanças climáticas, educação, economia e bem-estar nas cidades. Entendendo esse cenário multidisciplinar de como atuar pelo tema no Brasil, o Projeto Como Anda faz um convite a você, que possui alguma produção relacionada à mobilidade a pé, para cadastrar o seu trabalho na biblioteca digital do projeto e dar ainda…


A campanha inseriu a pauta da mobilidade sustentável no debate eleitoral de 26 cidades brasileiras em 2020

*texto publicado originalmente no site da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Chega ao fim a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, uma ação organizada pela Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo (Cidadeapé), projeto Como Anda, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e União de Ciclistas do Brasil (UCB). Seu objetivo foi aproveitar a ampla discussão política representada pelas eleições para promover a importância da prioridade à mobilidade sustentável.

Para isso, a coordenação da campanha estimulou e assessorou organizações civis para a…


Projeto Como Anda no Dia do Profissional do Clima!

Como os deslocamentos a pé podem ajudar a combater a crise climática que vivemos? E como podemos aproveitar esta oportunidade para construir um modelo de cidade mais amigo do caminhar e das pessoas?

O caminhar proporciona que diversas sensações façam parte da nossa vida — e todos os espaços, pessoas, relações que escolhemos como parte do trajeto venham junto. …


texto publicado originalmente no blog da Associação Nacional de Transportes Públicos

Tendo em vista a proximidade das eleições para prefeitos e vereadores nos municípios brasileiros, a Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP preparou documento com o objetivo de fornecer diretrizes para compor um programa de governo, em âmbito executivo e legislativo, referente à implementação de políticas públicas de priorização à mobilidade a pé. A necessidade de haver essa priorização se justifica plenamente como política pública pelo fato de ser o modo de deslocamento mais praticado nas cidades brasileiras de acordo com o Sistema de Informação da…

Como Anda

Quem promove mobilidade a pé?

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store