Atuação em mobilidade a pé ganha destaque com a biblioteca digital do Como Anda

Image for post
Image for post

Qualquer pessoa entusiasta no tema poderá cadastrar no site sua produção, ou indicar a conhecidos, e ajudar a construir cidades mais caminháveis

Nos últimos anos, a mobilidade a pé vem ganhando espaço em discussões acadêmicas, na mídia e de forma transversal a outras pautas relacionadas a saúde, qualidade de vida, mudanças climáticas, educação, economia e bem-estar nas cidades. Entendendo esse cenário multidisciplinar de como atuar pelo tema no Brasil, o Projeto Como Anda faz um convite a você, que possui alguma produção relacionada à mobilidade a pé, para cadastrar o seu trabalho na biblioteca digital do projeto e dar ainda mais visibilidade às suas conquistas! Já são mais de 200 publicações catalogadas dentre diversas categorias de trabalho.

Em algum momento do dia, todos e todas nós somos pedestres. Com base na pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (2017), estima-se que 40% das viagens de brasileiros são feitas exclusivamente a pé. Se incluídos os 28% dos deslocamentos diários em transporte coletivo — que sempre possuem um trecho também a pé no início e/ou final do deslocamento — , os deslocamentos a pé chegam a 68% do total. Entendemos que a soma de produções no tema da mobilidade a pé contribui para a construção de cidades mais amigáveis, caminháveis, seguras, inclusivas e saudáveis. Sua participação é muito importante para, juntos e juntas, fortalecermos esse movimento no Brasil.

“O material disponível na Biblioteca do Como Anda me ajudou a iluminar várias questões relacionadas a meu tema de Mestrado e trouxe ainda mais clareza para a minha atuação em incidência política na organização Cidadeapé. Já incluí na minha rotina consultar novas publicações por lá e não vejo a hora de ter minha dissertação liberada para incluir na biblioteca”, conta Wans Spiess, integrante do projeto Como Anda.

O formulário de cadastro pode ser acessado neste link: http://bit.ly/cadastro-trabalhos e podem ser inseridos trabalhos desenvolvidos no âmbito acadêmico, governamental, sociedade civil e pessoas interessadas no tema. A cada nova inscrição reforça a nossa convicção de que a mobilidade a pé é uma das soluções para o futuro das nossas cidades, com produções que trazem investigações, indagações, iniciativas e ações para tornarmos o ambiente em que vivemos cada vez mais caminháveis através do compartilhamento de conhecimento e troca de experiências. Faça parte dessa rede!

Sobre o projeto Como Anda

Como Anda é o ponto de encontro de organizações que promovem mobilidade a pé no Brasil, fruto de uma parceria entre as organizações Cidade Ativa, Corrida Amiga, CalçadaSP e Caraminhola com apoio do iCS (Instituto Clima e Sociedade) e tem o objetivo de criar um ambiente fértil para o empoderamento desses grupos, disponibilizando dados e disseminando informações sobre iniciativas e projetos e promovendo oportunidades para trocas e parcerias.

Quem promove mobilidade a pé?

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store