Como Anda discute resultados com ANTP e Cidadeapé

Como Anda apresenta os resultados do projeto nas reuniões mensais da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP e Cidadeapé — Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo

Image for post
Image for post
Equipe Como Anda na reunião da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP

A última reunião da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e acessibilidade da ANTP, realizada no dia 24 de fevereiro, na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência — SMPED de São Paulo, contou com a apresentação dos resultados do projeto Como Anda, desde a sua concepção, resultados do mapeamento das organizações que atuam com mobilidade a pé no Brasil e também referente à análise e debate quanto ao banco de dados da legislação sobre o tema desenvolvido.

Pelo banco de dados é possível encontrar as legislações que influenciam a infraestrutura, governança e gestão dos espaços da mobilidade a pé das 5 cidades pesquisadas — São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. O panorama das leis sobre o tema permite a identificação das sobreposições, dos problemas e das oportunidades para a promoção do deslocamento a pé no Brasil. De acordo com os dados do projeto, São Paulo é a única que apresenta diretrizes claras e metas quantitativas para priorizar o pedestre no Plano de Mobilidade (PlanMob), fato decorrente da ativa participação da sociedade civil na construção do PlanMob em 2015.

Neste sentido, a partir da exposição do Como Anda, foi debatido com os presentes que uma possível forma de atuação da comissão poderia ser acompanhar a implantação das diretrizes do PlanMob de São Paulo como linha de base para avaliar e monitorar o impacto deste trabalho na transformação dos espaços públicos, bem como, levar estas experiências e aprendizados para outras cidades brasileiras.

Image for post
Image for post
Equipe Como Anda na reunião da Cidadeapé

A partir da perspectiva de fortalecimento das organizações, apresentou-se também o Como Anda na reunião geral da Associação pela Mobilidade a Pé de São Paulo — Cidadeapé que ocorreu no dia 06 de março. O objetivo central foi trazer o cenário geral de atuação das organizações no país, sobretudo considerando o contexto local, a fim de promover a reflexão e o debate interno para potencializar a atuação da entidade, bem como sua inserção no cenário das organizações que atuam pela mobilidade a pé no Brasil.

Os resultados obtidos pela pesquisa, bem como os outros eixos de atuação do projeto, abrem caminhos para o movimento e subsidiam o desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade a pé.

Quer marcar uma apresentação do Como Anda na sua organização? Entre em contato com a gente!

Image for post
Image for post
Escreva para contato@comoanda.org.br

Written by

Quem promove mobilidade a pé?

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store