Como Anda na Universidade Federal de Santa Catarina, em Joinville

Image for post
Image for post

No dia 23 de abril de 2018, o projeto Como Anda, representado por Silvia Stuchi, teve a oportunidade de dialogar com estudantes de graduação em engenharia de transportes da UFSC, campus de Joinville, e técnicos das prefeituras de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, localizadas na região do Nordeste Catarinense.

Esta reunião de capacitação para o desenvolvimento de planos de mobilidade de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, ou seja, priorizando a mobilidade ativa e transporte público coletivo, aconteceu no âmbito do PlanMob UFSC — AMUNESC, projeto da UFSC que auxilia os municípios supracitados a elaborarem seus PlanMobs.

Após a introdução da professora Andréa Pfützenreuter, também coordenadora do PlanMob UFSC, Silvia falou sobre aspectos técnicos da rede de mobilidade a pé, benefícios da mobilidade ativa e sua experiência em participação e políticas públicas voltadas aos pedestres.

Em seguida, apresentou o Projeto Como Anda, desenvolvido pelas organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga, com apoio do Instituto Clima e Sociedade. A plataforma online do projeto que abriga uma ferramenta interativa com dados dos grupos mapeados e do cenário da mobilidade a pé no país foi compartilhada com os alunos. Além disso, foi destacado o banco de dados de legislações voltadas ao tema disponíveis para download como uma ferramenta importante para o fortalecimento e embasamento das políticas públicas locais, das cidades presentes no encontro.

Image for post
Image for post

Por fim, foi realizada uma caminhada no entorno do Campus para mapear irregularidades nas calçadas utilizando o app Colab.Re. A atividade é parte da Campanha Calçada Cilada, realizada todo mês de Abril pelo Instituto Corrida Amiga, com apoio de diversas organizações do país.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Esperamos que o Encontro gere bons frutos para o planejamento da mobilidade a pé nos municípios participantes, para os alunos e alunas da UFSC, ampliando referências, horizontes e destacando boas práticas em termos de cidades acessíveis e caminháveis, inspirando iniciativas em todo o país.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store