Como Anda na Walk 21 Rotterdam 2019

Image for post
Image for post
Como Anda presente nas últimas edições da Walk 21

Em sua 20º edição, a Conferência Internacional Walk 21 será sediada em Rotterdam, Países Baixos, entre os dias 07 e 10 de outubro de 2019. Nos últimos dez anos Rotterdam tem implantado políticas públicas e projetos que colocam o pedestre em primeiro lugar, contribuindo para vida mais eqüitativa e saudável de seus cidadãos.

Com o título Walk21 Rotterdam — Putting Pedestrians First: Smart, Healthy and for Everyone!, a conferência abordará questões focadas em mobilidade a pé e comunidades mais habitáveis. Os três temas principais que serão debatidos — e ajudam a organizar os painéis e atividades são:

1. Colocar os pedestres em primeiro lugar oferece uma cidade para todos;

2. Colocar os pedestres em primeiro lugar oferece uma cidade saudável;

3. Colocar os pedestres em primeiro lugar oferece uma cidade inteligente em escala humana.

O projeto Como Anda participa desde a 17ª edição da Walk 21 em Hong Kong, 2016. Depois, ainda fomos para Calgary (2017) e Bogotá (2018). Na última edição, além da participação em painéis, também conduzimos junto com America Walks (AW) e International Federation of Pedestrians (IFP) uma oficina como fortalecer a mobilidade a pé a nível internacional: “Organizações pela mobilidade a pé: compartilhando experiências e explorando redes”. Veja aqui o resultado da oficina anterior.

Em Rotterdam, novamente com AW e IFP vamos dar continuidade na oficina iniciada em 2018 e buscar entender como podemos dar um passo em direção à construção de um plano de ação coletivo. A oficina “Pro-walk networks: lessons learned and next steps towards a collective Action Plan” (Organizações em prol da mobilidade a pé: lições aprendidas e próximos passos em direção a um plano de ação coletivo) ocorrerá no primeiro dia (07/10/2019) das 9h30 às 13h00. Veja aqui a programação deste dia (em inglês)

Começaremos retomando os resultados de 2018 sobre as ferramentas, desafios e oportunidades para unir redes locais, regionais e internacionais de organizações e dar condições para que elas possam colaborar e atuar melhor no futuro. Haverá também um momento para as organizações presentes se apresentarem (por volta de 10 já se cadastraram!) e teremos a oportunidade de assistir uma palestra de Terence Bendixson da Living Streets, organização britânica que em 2019 fez 90 anos (!!!) de atuação em favor de cidades que priorizam pedestres!

Na sequência, as discussões ocorrerão em pequenos grupos com objetivo de avançar nos resultados da oficina anterior, no qual os temas advocacy (incidência política), comunicação (para um público externo) e compartilhamento de informações (entre as organizações) surgiram como principais temas a serem trabalhados em conjunto. Ao final da atividade, a pactuação de um plano de ação é o resultado almejado.

Acompanhe aqui a programação completa do W21 e fique de olho depois nos resultados da oficina que publicaremos aqui no Medium do Como Anda.

Quem promove mobilidade a pé?

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store