Viva a Revolução dos Pedestres (¡Que Viva la Revolución Peatonal!)

Nos dias 4 a 8 de maio acontecerá em La Merced (Cidade do México, México) o 3º Congresso Internacional de Pedestres. Organizado pela Liga Peatonal, o congresso será um lugar de encontro, aprendizagem e capacitação das organizações que atuam em prol da mobilidade a pé na América Latina.

Em outras palavras, o espaço será uma oportunidade para espalhar e expandir, de forma criativa, ideias que busquem melhorar a caminhabilidade e acessibilidade nas cidades latino-americanas.

Image for post
Image for post

Liga Peatonal: uma inspiração para o Brasil…

A Liga Peatonal é uma rede mexicana que surgiu em 2014, fruto da união de grupos, organizações e indivíduos (lista de membros completa aqui) que por meio de pesquisa, intervenção no espaço público, reflexão, participação cidadã e do trabalho coordenado com as autoridades locais, lutam pela promoção de políticas públicas que realmente priorizem as pessoas nas cidades, entendendo o pedestre como o usuário mais vulnerável e importante nas ruas.

A Liga Peatonal é uma inspiração para as organizações que atuam pela mobilidade a pé no Brasil para que, juntos, consigamos mais rápido e de modo mais efetivo as mudanças que desejamos para as cidades brasileiras.

Brasileiros no Congresso Peatonal

No painel dos Movimentos latino-americanos, Pedestres e Espaço Público teremos os representantes brasileiros Super-Ando e Letícia Sabino (SampaPé!). Super-Ando mostrará o cenário nacional em relação aos pedestres bem como o movimento lindo que vem acontecendo por aqui através das microrrevoluções urbanas lideradas por diversos grupos, tais como: Comissão Técnica de Mobilidade a pé e acessibilidade da ANTP, Mobilize, Pé de igualdade, Corrida Amiga, Cidade Ativa, Desenhe sua Faixa, RedOCara, Brasília para pessoas, Caminha Rio, entre outros.

Além disso, na sessão de Pecha Kuchas teremos a participação de Ana Carolina Nunes, falando sobre a CidadeaPé, associação pela mobilidade a pé em São Paulo, abordando os avanços obtidos em instrumentos legais municipais alcançados a partir da participação da sociedade civil.

Mais informações sobre o 3º Congresso Internacional de Pedestres podem ser encontradas aqui: http://3congreso.ligapeatonal.org/

Como Anda

E a sua atuação em mobilidade a pé? Como Anda? Preencha o questionário aqui www.comoanda.org.br. Em nossa página você encontrará três opções de inserção de informações de acordo com sua atuação pela mobilidade a pé. Grupos de diferentes Estados do país podem se conhecer através desta pesquisa e assim fortalecer o trabalho por cidades mais caminháveis e acessíveis. Vem com a gente!!!

Image for post
Image for post

Written by

Quem promove mobilidade a pé?

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store